Aula sobre fotossíntese ministrada no Colégio Luiz Setti

No dia 29/10/2015, uma quinta feira, o grupo composto pelas acadêmicas: Ana Caroline Dias de Paula, Djulli Hellen Bueno Silva e Gllaucya Oliveira ministrou juntamente com a professora supervisora Elizangela Côco Marcidele, uma aula sobre a fotossíntese ao 7ºB do período da manhã.

De início a professora Elizangela deu começo a aula, relembrando o conceito de fotossíntese, que já havia sido trabalhado com os alunos anteriormente. A partir desta introdução foi proposto aos alunos que eles elaborassem uma história em quadrinhos com o tema da fotossíntese e sua importância para os seres vivos e o ambiente. Essa história deveria ser baseada no conhecimento individual sobre o tema, com o intuito de avaliar  o que aprenderam sobre o mesmo. Após a produção das histórias em quadrinhos, estas serão avaliadas, a fim de encontrar os pontos de dificuldade, para que, uma vez identificados esses pontos, possa haver melhora no desenvolvimento do conteúdo.

Existe também a ideia de montar um teatro a partir das histórias criadas pelos alunos, onde serão encenadas por eles também, para promover a melhor fixação do conteúdo. É importante salientar que o grupo enfrentou uma certa resistência dos alunos no início da aula com relação a proposta, pode-se observar que alguns não estavam seguros com relação a seus conhecimentos sobre o tema. Resistência, que logo foi quebrada, a medida que as acadêmicas se aproximaram dos alunos juntamente com a professora, oferecendo ajuda. Alguns não aceitaram de imediato, mas acabaram cedendo e a atividade seguiu adiante e foi concluída. Outra dificuldade observada foi a situação desconfortável que os alunos enfrentam nas primeiras aulas, pois devido a falta de cortinas, o sol toma conta de uma parte significativa da sala, atrapalhando o desempenho dos alunos que acabam precisando trocar de lugar frequentemente para que não fiquem com o rostos expostos ao sol, isso além de atrasá-los gera certo tumulto na sala.

A atividade proposta evidenciou a criatividade dos alunos e sua disposição a atividades não convencionais. As histórias criadas em sua maioria apresentavam todos os elementos requisitados. Apesar da maioria mostrar conhecimento sobre a fotossíntese, em nenhuma história foi demonstrada a importância que a fotossíntese tem para os seres vivos e o ambiente. Isso evidencia a dificuldade que os alunos tem em associar temas da biologia que são interligados, inclusive com seu cotidiano, como neste caso.

Seguem fotos da aula:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário