No dia 1º de dezembro, uma terça-feira, foi ministrada uma atuação de conclusão sobre Direitos Humanos e Cidadania no 8ºB do Colégio Estadual Maria Dalila, turma da professora Sandra Bernardi, pelo grupo composto pelos pibidianos Jonathan Miguel Zanatta, Laurênia de Moraes Castro, Matheus Zaffani Borges e Natalia Maria de Souza, concluindo a abordagem de diversos subtemas críticos à prática social qualificada dentro dos tema (feminismo, modelos de família, estatuto da família, importância da inclusão social, etc.), finalizando-o com as dinâmicas "Folha de Papel" e "Quem nunca", adaptadas pelos próprios pibidianos baseados em vivências pessoais.
Finalmente, abordou-se o grande tema de Educação de Gênero e em Sexualidades, partindo da importância do autoconhecimento para formação da personalidade e, assim, permitindo uma qualificada socialização. Usaram-se vídeos de redes sociais, notícias reais e livros infantis para o grupo se aproximar dos estudantes. Dentro do tema, verificaram-se subtemas importantes a se abordar, desde gênero biológico, morfologia e anatomia de sistemas reprodutores humanos, puberdade, masturbação, identidade de gênero, papel sexual, orientação sexual/afetiva, papeis sexuais, sexualidades (comportamento), DST’s e prevenção, até mesmo comportamentos sexuais em outros animais, tentando fazer-se compreender a naturalidade da diversidade sexual.
Finalizou-se a atividade com uma terceira dinâmica, objetivando a simulação e prática do correto uso dos preservativos masculinos e femininos, e com a correção do questionário diagnóstico aplicado anteriormente. Com a observação do comportamento dos estudantes frente aos temas, com os resultados do questionário de diagnóstico e socioeconômico e com a análise de documentos do MEC e do Ministério da Saúde, foi possível refletir e tirar várias conclusões, incluindo a carência de inserção qualificada para tais temas e associação dos mesmos temas ao conteúdo no cotidiano escolar. Num último instante, foram aplicadas uma avaliação baseada em um mapa conceitual e algumas questões sobre a experiência da turma com o PIBID.
Por receber uma dúvida anônima escrita à saída da sala de aula, o grupo se disponibilizou para voltar à escola brevemente para a solucionar.
Abaixo seguem fotos da aula:
Nenhum comentário:
Postar um comentário