Às 17h do 20º dia de abril de 2016, o subprojeto se reuniu com a seguinte pauta:
- Retomada de trabalhos, ano letivo 2016;
- Informes PIBID;
- Substituição de membros da equipe;
- Outros assuntos.
Nela, quanto a atualizações do subprojeto, foram lidos informes, foram citados os bolsistas em lista de espera a serem chamados para ocuparem/substituírem as vagas abertas (respeitando novas regras da Capes), e foi mencionada a abertura de inscrições para uma nova lista de espera.
Quanto à retomada de trabalhos para o ano letivo de 2016,
- Ficou planejada, em primeiro lugar, uma última visita dos subgrupos às turmas em que atuaram em 2015 para concluir pontos que eventualmente possam ter ficado em aberto (caso necessário).
- Em segundo lugar, decidiu-se por uma troca obrigatória de cidades a atuar entre os subgrupos, ou seja, os subgrupos que em 2015 atuaram em Jacarezinho, passarão, em 2016, a atuar em Santo Antônio da Platina, e vice-versa.
- Em terceiro lugar, aproveitou-se para se formar os novos subgrupos de cada cidade.
- Em quarto lugar, propôs-se para o presente ano replicar a atuação do ano passado de cada subgrupo na sua nova cidade, almejando uma comparação entre os locais. Essa comparação, com um referencial teórico, deverá permitir a elaboração de artigos para compôr um livro do subprojeto ao final do ano, caso possível.
- Em quinto lugar, concordou-se em aprofundar a técnica de coleta de dados GRUPO FOCAL, já usada ou, pelo menos, tentada a ser usada pelo subprojeto; para isso, ficou nomeado 1 pibidiano de cada subgrupo como relator externo das atuações; no entanto, para melhor se concretizar a técnica, adiou-se sua prática para um segundo momento do ano letivo de 2016 a fim de que os coordenadores primeiramente fornecessem uma base teórica aos pibidianos.
- Em sexto lugar, devido a esse adiamento, e após o agendamento de nova reunião quinzenal, os subgrupos ficaram responsáveis de tomar ciência do horário das suas novas professoras supervisoras, escolherem a(s) turma(s) a atuarem, e irem visitar seus novos locais de atuação, no mínimo, em 2 dias diferentes (1 em cada semana antes da nova reunião), quiçá já se apresentando à(s) nova(s) turma(s) e iniciando suas atuações de 2016.
Entre outros fatos, salienta-se que uma pibidiana em gestação de alto risco requiriu continuar a atuar em Jacarezinho devido a maior comodidade; em contrapartida, os coordenadores decidiram atribuir-lhe cargos administrativos (que estavam desocupados), como manutenção das redes sociais do subprojeto, entre elas, o presente blog.
Durante esta e todas as reuniões, uma lista de presença foi assinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário