Reunião #5

Às 17h do 29º dia de junho de 2016, o subprojeto se reuniu com a seguinte pauta:



  • Informes PIBID;
  • Apresentação dos novos pibidianos a integrar o subprojeto;
  • Redistribuição dos grupos atuantes;
  • Discussão sobre as atuações realizadas até a data;
  • Possíveis eventos futuros para participar;
  • Outros assuntos.

Ficou definido que os grupos apresentarão na seguinte reunião um relato escrito das atuações até a data, incluindo observações pessoais das vivências.

Durante esta e todas as reuniões, uma lista de presença foi assinada.

Atuação no C.E. Luiz Setti - Direitos Humanos e Cidadania

No dia 28 de junho, uma terça-feira, o subgrupo composto pelos pibidianos Adrielle, Jonathan, Laurênia, Matheus e Paulaatuou no Colégio Estadual Luiz Setti (Jacarezinho-PR), sob a supervisão e total presença da Profª Adriane Cristine Juraski, junto à turma 6ºB do período vespertino.


Após rever com a turma oralmente alguns termos e assuntos tratados até a data, discutir as respostas de parte do questionário referentes a Educação Ambiental Crítica, atualizar algumas informações mencionadas, e apontar alguns erros ortográficos cometidos pelos estudantes, o subgrupo inciou o segundo tema planejado: Direitos Humanos e Cidadania


Com a revogação da lei que encerraria o subprojeto do PIBID no mês de junho, o subgrupo gozará de tempo maior para atuar junto à escola, instigar conscientizações e elaborar o artigo final; assim, concordou-se em continuar os temas por debate para um apropriamento crítico de conhecimentos.

Dentro do tema Direitos Humanos e Cidadania, debateu-se sobre o significado do tema, sobre direitos que os estudantes tinha, introduziram-se conceitos (Ética. Comportamento. Respeito. Indiferença. Preconceito. Bullying), debateu-se sobre as ideias do nazismo, facismo (entre outros) e semelhantes preconceitos existentes no dia de hoje.


A atuação se desenvolveu maioritariamente em forma de conversação, gerando margens a assuntos adicionais ocorridos durante a atuação construídos também pela turma.

Atuação no C.E. Luiz Setti - Educação Ambiental Crítica

No dia 14 de junho, uma terça-feira, o subgrupo composto pelos pibidianos Adrielle, Jonathan, Laurênia, Matheus e Paularetornou ao Colégio Estadual Luiz Setti (Jacarezinho-PR), sob a supervisão e total presença da Profª Adriane Cristine Juraski, para atuar junto à turma 6ºB do período vespertino.


Nesta atuação, encerrou-se o tema Educação Ambiental CríticaApós uma breve recapitulação e informal avaliação oral, continuou-se debatendo relações entre o sistema econômico e a destruição ambiental, sobre o atual sistema linear de produção e o capitalismo; e sobre hábitos, ética, economia e produção ao longo do tempo histórico. Note-se: tudo de maneira didática e adaptada às idades e níveis de conhecimento dos estudantes, ao mesmo tempo que não se subestimou a sua capacidade de entendimento de assuntos mais 'complexos'.


Pela primeira vez, notou-se uma distração bem significante na turma após dado tempo de atuação. Em contrapartida, os pibidianos notaram, desde o começo, que o tempo disponível é insuficiente para conclusão de ideias.

A atuação se desenvolveu maioritariamente em forma de conversação, gerando margens a assuntos adicionais ocorridos durante a 'aula' e construídos também pela turma. 

Para futuras atuações, os pibidianos debateram ter um foco mais definido e uma didática mais cativante para não ultrapassar o horário da aula, sem pôr à parte o debate, a construção da 'aula' também pelos estudantes e as margens para exemplos do seu cotidiano próximo.

Segue-se foto do encontro.

Atuação no C.E. Luiz Setti - Educação Ambiental Crítica

No dia 31 de maio, uma terça-feira, o subgrupo composto pelos pibidianos Adrielle, Jonathan, Laurênia, Matheus e Paulavoltou ao Colégio Estadual Luiz Setti (Jacarezinho-PR), sob a supervisão e total presença da Profª Adriane Cristine Juraski, para iniciar, junto à turma 6ºB do período vespertino, debates e reflexões relacionados ao tema Educação Ambiental Crítica.


Entre os assuntos tratados, diferenciou-se a modalidade histórico-crítica; desconstruíram-se conceitos de ambiente, natureza, entre outros;  referenciaram-se várias notícias atuais pertinentes (desastre do Rio Doce, terrorismos, queimadas na agricultura e na cidade, pobreza e fome no mundo); explicaram-se relações entre o sistema econômico e a destruição, debatendo-se sobre o atual sistema linear de produção e o capitalismo.

Como planejado, a atuação se desenvolveu maioritariamente em forma de conversação, gerando margens a assuntos adicionais ocorridos durante a aula e construídos também pela turma. Vários estudantes se mostraram abertos ao debate e, em geral, a participação e atenção foi bem positiva. 

Durante a atuação, a pibidiana Laurênia ficou à parte tomando notas, nos permitindo realizar, assim, o método do Grupo Focal.