Prévios debates foram revistos oralmente para uma contextualização. Alguns assuntos trazidos para a intervenção pelos estudantes foram aprofundados após pesquisa pelos pibidianos e foram adicionados aos slides, como a comparação do salário de Marta com o de Neymar.
Assim, prosseguiu-se com o tema Direitos Humanos e Cidadania. Por ser de extrema importância, a definição de feminismo foi eternizada nos cadernos dos estudantes. Outros subtemas vistos, por exemplo, foram: modelos de famílias, acesso ao conhecimento, opiniões e senso comum VS conhecimento científico. Algumas fotos e notícias atuais, sobre as Olimpíadas Rio 2016, por exemplo, entraram na discussão. A Dinâmica "Quem nunca...?" foi aplicada e algumas charges e imagens foram analisadas criticamente entre todos. O disque-100 foi explicado aos estudantes. E assim concluiu-se o segundo tema que dará base para debates sobre gênero e sexualidades para a próxima ação.

Os estudantes demonstraram, em geral, mais compreensão com a organização e silêncio para realização dos debates. Alguma agitação ocorrida foi compreensível para a idade e o momento. Durante toda a intervenção, todos participaram ativamente, especialmente no momento da dinâmica que sensibilizou à adequação da prática social. Muitas opiniões expressadas pelos estudantes (preconceituosas e relacionadas a sexualidades) foram debatidas, tiveram suas consequências explicadas, e, possivelmente, forneceram-se conhecimentos científicos para a apropriação e superação do senso comum que as baseavam.