Atuação no C.E. Luiz Setti

No dia 27 de setembro, terça-feira, o subgrupo composto pelos pibidianos Adrielle, Bruno, Jonathan, Laurênia, Matheus e Paula foi ao Colégio Estadual Luiz Setti (Jacarezinho-PR) OBSERVAR uma aula rotineira da Profª Adriane Cristine Juraski na turma 6ºB do período vespertino.


A importância da observação passa pela constatação de metodologias e referenciais teóricos utilizados pela docente, análise de suas consequências  e comparação com a proposta do subprojeto: por exemplo, objetivam qualificação da prática social?

Reunião #8

Às 17h do 22º dia de setembro de 2016, o subprojeto se reuniu com a seguinte pauta:


  • Desligamento da pibidiana Angélica e apresentação da nova pibidiana, Keilla;
  • Discussão do estados das produções para o evento II Encontro de Integração da UENP + I Seminário do PIBID-UENP, a ser realizado nos dias 4 e 5 de outubro;
  • Planejamento de atividades internas (leitura e discussão de artigos, relatórios individuais por atuação, relatórios pelas professoras supervisoras, relatório final);
  • Planejamento para apresentações por pibidianos e supervisoras no evento local do PIBID a ser realizado em breve;
  • Relato do estado das atividades dos grupos pelas supervisoras;
  • Outros assuntos.

Durante esta e todas as reuniões, uma lista de presença foi assinada.

Para próxima reunião, 2 grupos irão apresentar os capítulos 1 e 7 do livro "O trabalho pedagógico nas disciplinas escolares: contribuições a partir dos fundamentos da pedagogia histórico-crítica".

A próxima reunião foi agendada para o dia 11/10 em ocorrência aos eventos na UENP CJ e CCP em que os discentes e docentes marcarão presença.

Atuação no C.E. Luiz Setti - Direitos Humanos e Cidadania

No dia 06 de setembro, terça-feira, o subgrupo composto pelos pibidianos Adrielle, Bruno, Jonathan, Laurênia, Matheus e Paula atuou no Colégio Estadual Luiz Setti (Jacarezinho-PR) sob a supervisão e total presença da Profª Adriane Cristine Juraski, junto à turma 6ºB do período vespertino. A pibidiana Laurênia realizou análises para a metodologia do Grupo Focal.


Prévios debates foram revistos oralmente para uma contextualização. Alguns assuntos trazidos para a intervenção pelos estudantes foram aprofundados após pesquisa pelos pibidianos e foram adicionados aos slides, como a comparação do salário de Marta com o de Neymar.


Assim, prosseguiu-se com o tema Direitos Humanos e CidadaniaPor ser de extrema importância, a definição de feminismo foi eternizada nos cadernos dos estudantes. Outros subtemas vistos, por exemplo, foram: modelos de famílias, acesso ao conhecimento, opiniões e senso comum VS conhecimento científico. Algumas fotos e notícias atuais, sobre as Olimpíadas Rio 2016, por exemplo, entraram na discussão. A Dinâmica "Quem nunca...?" foi aplicada e algumas charges e imagens foram analisadas criticamente entre todos. O disque-100 foi explicado aos estudantes. E assim concluiu-se o segundo tema que dará base para debates sobre gênero e sexualidades para a próxima ação.

Os estudantes demonstraram, em geral, mais compreensão com a organização e silêncio para realização dos debates. Alguma agitação ocorrida foi compreensível para a idade e o momento. Durante toda a intervenção, todos participaram ativamente, especialmente no momento da dinâmica que sensibilizou à adequação da prática social. Muitas opiniões expressadas pelos estudantes (preconceituosas e relacionadas a sexualidades) foram debatidas, tiveram suas consequências explicadas, e, possivelmente, forneceram-se conhecimentos científicos para a apropriação e superação do senso comum que as baseavam.