Após se abordar a temática da evolução até o gênero humano, passou-se a debater sobre o ser humano em sociedade, instrumentalizando os estudantes da turma para o conhecimento da diferença do ser humano com os outros animais; da atividade vital (trabalho, transformação da natura para sua sobrevivência); do uso de ferramentas, da fala e da escrita; das diversas formas de sociedade ao longo do tempo; da história da Escola; do capitalismo e suas consequências ambientais e sociais.
Acreditamos que essa intervenção se fez necessária para que se compreenda, então, o impacto da exploração e opressão social que a classe burguesa aplica à classe trabalhadora, mas também que a própria classe trabalhadora reproduz entre si; assim, se instigou a uma cidadania qualificada no sentindo de se fazer entender que oprimir o próximo tem efeito em toda a classe social, e que se deve, portanto, adotar ideologias inclusivas.
A turma se demonstrou muito receptiva e participativa durante a intervenção. Sobrando tempo na aula, avançou-se para o seguinte tema: Sexualidades. O tema foi abordado intencionando-se fomentar a inclusão de gênero e de diversidade de sexualidades, respaldado na anterior premissa da importância de inclusão na totalidade; debateu-se sobre as quatro dimensões da sexualidade, sobre os sistemas reprodutores, sobre feminismo, entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário