Aula sobre fotossíntese ministrada no Colégio Luiz Setti

No dia 29/10/2015, uma quinta feira, o grupo composto pelas acadêmicas: Ana Caroline Dias de Paula, Djulli Hellen Bueno Silva e Gllaucya Oliveira ministrou juntamente com a professora supervisora Elizangela Côco Marcidele, uma aula sobre a fotossíntese ao 7ºB do período da manhã.

De início a professora Elizangela deu começo a aula, relembrando o conceito de fotossíntese, que já havia sido trabalhado com os alunos anteriormente. A partir desta introdução foi proposto aos alunos que eles elaborassem uma história em quadrinhos com o tema da fotossíntese e sua importância para os seres vivos e o ambiente. Essa história deveria ser baseada no conhecimento individual sobre o tema, com o intuito de avaliar  o que aprenderam sobre o mesmo. Após a produção das histórias em quadrinhos, estas serão avaliadas, a fim de encontrar os pontos de dificuldade, para que, uma vez identificados esses pontos, possa haver melhora no desenvolvimento do conteúdo.

Existe também a ideia de montar um teatro a partir das histórias criadas pelos alunos, onde serão encenadas por eles também, para promover a melhor fixação do conteúdo. É importante salientar que o grupo enfrentou uma certa resistência dos alunos no início da aula com relação a proposta, pode-se observar que alguns não estavam seguros com relação a seus conhecimentos sobre o tema. Resistência, que logo foi quebrada, a medida que as acadêmicas se aproximaram dos alunos juntamente com a professora, oferecendo ajuda. Alguns não aceitaram de imediato, mas acabaram cedendo e a atividade seguiu adiante e foi concluída. Outra dificuldade observada foi a situação desconfortável que os alunos enfrentam nas primeiras aulas, pois devido a falta de cortinas, o sol toma conta de uma parte significativa da sala, atrapalhando o desempenho dos alunos que acabam precisando trocar de lugar frequentemente para que não fiquem com o rostos expostos ao sol, isso além de atrasá-los gera certo tumulto na sala.

A atividade proposta evidenciou a criatividade dos alunos e sua disposição a atividades não convencionais. As histórias criadas em sua maioria apresentavam todos os elementos requisitados. Apesar da maioria mostrar conhecimento sobre a fotossíntese, em nenhuma história foi demonstrada a importância que a fotossíntese tem para os seres vivos e o ambiente. Isso evidencia a dificuldade que os alunos tem em associar temas da biologia que são interligados, inclusive com seu cotidiano, como neste caso.

Seguem fotos da aula:

 

Apresentação do PIBID no Colégio Maria Dalila

Na quarta feira, dia 28/10/2015, os grupos que trabalham no Colégio Maria Dalila se apresentaram aos estudantes e introduziram os temas a serem trabalhados: Educação Ambiental Crítica e Educação de Gênero e em Sexualidade.

O primeiro grupo composto pelos acadêmicos: Jonathan Miguel Zanatta, Laurênia de Moraes Castro, Matheus Zaffani Borges e Natalia Maria de Souza se apresentaram aos alunos da turma do 8ºB da tarde, da professora Sandra Bernardi. Os pibidianos apresentaram os temas que serão trabalhados e aplicaram um questionário diagnóstico para identificar o conhecimento prévio dos estudantes sobre o que será realizado.

Seguem fotos da apresentação:


O segundo grupo composto pelas acadêmicas: Adrielle Camile Figueiredo Gomes, Giovana Cândido dos Santos, Paula Beatriz Ferreira de Oliveira, Thalita Toledo Oliveira e Vandira Camila da Silva apresentaram o PIBID aos estudantes e introduziram o conteúdo a ser trabalhado pelo grupo: Educação Ambiental Crítica. No sétimo ano não foi possível exibir o vídeo que as acadêmicas levaram, já no 6º ano, o vídeo intitulado "A história das coisas" foi passado e explicado, e após isso, cartazes que traziam problemas ambientais de ordem natural e social foram mostrados. Uma discussão sobre o vídeo e os cartazes foi feita com os estudantes.

Seguem fotos da apresentação:
 

Aula sobre a água ministrada no Colégio Luiz Setti

No dia 27/10/2015, uma terça feira, foi ministrada uma aula sobre a importância da água em dois 7º anos da professora Adriane Cristine Juraski, na parte da tarde. Primeiramente os pibidianos: Amanda Lipinski Fernandes Maciel, Angélica Marielle Alves da Silva, Jéssica Nasthassja Kristara de Sousa Serafim, José Roberto Bello, Roberto de Oliveira Ferreira e Simone Aparecida de Moraes se apresentaram a todos os alunos. Logo após a apresentação, o acadêmico Roberto apresentou o PIBID de Ciências Biológicas aos estudantes e as acadêmicas Angélica e Simone deram uma breve explicação sobre a água e sua importância, sempre interagindo com os estudantes. Posteriormente, duas dinâmicas foram realizadas, a primeira consistia em mostrar aos estudantes na prática e na interação entre uns e outros quais eram as fases que a água podia apresentar, e na segunda, a sala foi dividida, em meninos e meninas, para que estes pudessem participar da brincadeira, esta foi realizada com a elaboração de uma cruzada com forca, com perguntas sobre os processos de passagem da água de um estado para outro. Com essa aula, verificou-se a interação total dos estudantes. 

Seguem as fotos:

Reunião do Colégio Estadual Luiz Setti #4

Na terça feira, dia 21/10/2015, foi realizada uma reunião no Colégio Luiz Setti com o grupo que trabalha na parte da manhã com a professora Elizangela Côco Marcidele. As alunas participantes foram: Ana Caroline Dias de Paula e Gllaucya Oliveira. A reunião foi realizada para o planejamento das próximas atividades e ações a serem realizadas com os alunos.

Segue foto da reunião:

Reunião #3

Na quarta feira, dia 21/10/2015, foi realizada uma reunião com todos os integrantes do PIBID de Ciências Biológicas de Jacarezinho, alunos, professores e coordenadores, no CCHE da UENP. Durante a reunião foram apresentados os trabalhos realizados na Escola Luiz Setti por dois grupos, um da professora Elizangela Côco Marcidele e o outro, do professor Rogério do ano passado. Com esses trabalhos, foram discutidos os próximos passos a serem realizados por esses dois grupos. A próxima reunião foi marcada para o dia 04/11/2015. 

Seguem fotos da reunião:

Aula prática de fungos ministrada no Colégio Luiz Setti

Na terça feira, dia 20/10/2015, foi realizada uma aula sobre fungos no 7ºB da manhã no Colégio Luiz Setti, pelos pibidianos: Ana Caroline Dias de Paula, Djulli Hellen Bueno Silva e Gllaucya Oliveira. A aula foi uma revisão da aplicada anteriormente, que consistiu em explicação sobre as características principais, importância, doenças causadas (e consequentemente formas de prevenção), dos seres que fazem parte do Reino Fungi.

Nesta aula prática foram feitos grupos com no máximo 5 alunos, onde estes fizeram observações macroscópicas dos meios de cultura que lhe foram entregues. Após observação os alunos desenharam o que viam na placa de petri e indicaram as características principais dos seres estudados. Ao final da aula responderam também algumas questões sobre os fungos em seus cadernos.

Abaixo, seguem fotos da aula aplicada:

Aula de botânica (Dicotiledôneas) ministrada no Colégio Luiz Setti

No dia 7/10/2015, uma quarta-feira, foi realizada uma aula de identificação de plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas, através de folhas trazidas pelos alunos. Os graduandos: Daniele Kloche Miter Breganholi, Débora Aparecida Buchud e Veridiana Gomes Dias ajudaram os alunos a colar as folhas em papéis sulfites e a identificar cada planta. Uma aula explicando a diferença dos dois tipos vegetais foi dada. 

Seguem fotos da aula: